Simples Nacional: Você sabe quais documentos devem ser enviados mensalmente aos contadores?
Para que não haja atrasos na hora de recolher os tributos referentes ao Simples Nacional, é importante ficar atento à entrega dos documentos obrigatórios para o contador todos os meses.
No entanto, de quais documentos estamos falando? Acompanhe nosso artigo e saiba a resposta a seguir.
Envio dos documentos
O primeiro passo é enviar os documentos necessários para o cálculo dos impostos mensais, o DAS (sigla para Documento de Arrecadação Simplificada). Nesse caso, todos os tributos são unificados e pagos por meio de uma única guia. Para o cálculo do valor exato, é preciso observar o seguinte:
- Todas as notas fiscais que tenham sido emitidas no mês;
- No caso das empresas de serviço, é preciso ainda informar se houve algum tipo de retenção em cada uma das notas fiscais.
Isso se aplica mesmo àquelas empresas que têm apenas um ou dois funcionários, no caso os proprietários. É bastante comum que os empreendedores em início de carreira não saibam dessa obrigação e deixem passar prazos, havendo incidência de multas por eventuais atrasos. O vencimento da DAS geralmente é no dia 20 do mês seguinte à apuração.
Já para aqueles que têm funcionários ou mesmo para aqueles que têm um pró-labore definido, há ainda outros documentos que precisam ser enviados mensalmente:
- Dados relacionados a horas extras, faltas, atestados médicos e adiantamentos;
- Rescisões contratuais e alterações de salário ou cargo dos funcionários;
- Informações relacionadas à retirada mensal de valores (pró-labore).
Em algumas ocasiões, sua empresa pode precisar preparar um balanço patrimonial. Neste caso, a lista aumenta e é preciso ter um controle maior para não se perder em meio à papelada. A lista inclui:
- Notas fiscais e cupons relacionados a despesas operacionais;
- Cópia dos comprovantes de pagamentos de impostos e encargos;
- Extratos bancários, comprovantes de aplicações financeiras e faturas de cartão de crédito;
- Documento de controle de caixa da empresa;
- Relatórios informando as obrigações de pagamentos e recebimentos junto aos fornecedores;
- Cópias de comprovantes de pagamentos de empréstimos, de financiamentos e de leasing.
Dica extra:
Para que tudo saia como planejado, mantenha tudo organizado em pastas e estabeleça um dia fixo de remessa mensal. Se o volume for muito grande, é possível considerar uma remessa quinzenal ou semanal. Na dúvida, converse com seu contador e decidam juntos qual a melhor opção para o seu caso.
Fonte: Jornal Contábil
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