Carteira de Trabalho Digital – Saiba agora como fazer a sua
Você sabia que a Carteira de Trabalho Digital já está valendo? O documento teve sua versão digital aprovada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, sendo publicada no dia 24 de setembro no Diário Oficial da União.
A Carteira de Trabalho Digital funciona como uma extensão da carteira de trabalho física e possui mesma validade da versão em papel. A novidade deixa tudo mais prático para as empresas e empregados, utilizando apenas o eSocial. Ao lançar as informações no sistema, tudo será migrado para a carteira digital do trabalhador.
No entanto, a carteira de papel não será substituída e não pode ser jogada fora para assegurar seus registros mais antigos.
Quer saber como fazer a carteira de trabalho digital? Então continue a leitura logo abaixo.
Como fazer a carteira digital
- Acesse o site Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Economia e clique em “Quero me Cadastrar”.
- Na página “Primeiro Acesso” informe seus dados pessoais. Caso seja estrangeiro, não esqueça de selecionar “Não Sou Brasileiro”.
- Valide os dados para garantir sua segurança respondendo corretamente as perguntas da tela. Após, clique em “Continuar”.
- Hora de validar! Você pode receber sua senha provisória através do e-mail ou por SMS. Após escolher uma das opções e marcá-la, clique em “Continuar”.
- Você vai receber um código de validação que deverá ser inserido no campo apropriado (aonde diz “Código de validação recebido”). Depois, clique em “Validar Cadastro”.
- Crie sua senha da maneira mais segura possível, com caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos! Clique em “Crie uma senha” para seguir.
- Use a senha para acessar o portal do Ministério do Trabalho e Economia. Insira o seu CPF e depois clique em “Próxima”, insira sua senha e clique em “Continuar”.
- Automaticamente você será direcionado à Área do Cidadão, aonde poderá ver os serviços digitais que já tem. Para encontrar sua Carteira de Trabalho Digital, volte ao portal Emprega Brasil, e na página de serviços do MTE, clique em “Entrar”, localizado no topo esquerdo da página! Leia os Termos e Condições de Uso, e se estiver tudo certo para você, clique em “Autorizar”.
- Ao final da página você vai encontrar o link “Imprimir Carteira”. Clique nele para obter sua Carteira de Trabalho Digital e enviar para seu empregador/contador.
Basta Salvar como PDF para enviar por email e sua Carteira de Trabalho Digital já estará pronta!
Fonte: Jornal Contábil
Comentários