Abertura de empresas: o que levar em consideração na hora de abrir seu negócio
Ser dono do próprio negócio é o sonho de grande parte dos brasileiros. Esse é o seu sonho também? Para te ajudar nessa caminhada, preparamos algumas dicas para descomplicar o processo de abertura de empresas. É normal surgirem muitas dúvidas e incertezas nesse momento e, não tomar determinados cuidados pode acabar tornando o sonho em pesadelo, levando inúmeras empresas ao fechamento prematuro. E ninguém quer isso, certo?
Fique atento nas dicas a seguir e tenha sucesso na nova etapa de sua vida!
Organize-se e reúna informações
Para definir que tipo de negócio irá abrir e mesmo para se planejar, é importante reunir informações do setor, com pesquisas de mercado, finanças e até de marketing, para saber onde está entrando. Essas pesquisas ajudarão a traçar estratégias e construir seu plano de negócios.
Conheça bem seus custos
Para calcular o capital inicial, é preciso levar em consideração todo e qualquer recurso necessário para desenvolver as atividades. Muitos iniciantes acabam pecando nesse quesito e deixam de considerar, por exemplo, gastos com 13º de funcionários, FGTS e a carga tributária sobre o negócio – quando não optante pelo Simples Nacional. O fato é que nos primeiros meses a lucratividade pode não ser tão alta quanto o esperado para cobrir essas dívidas, por isso, previna-se. É muito comum ainda empreendedores superestimarem o faturamento, o que leva à frustração e dores de cabeça. Sendo assim, procure ser realista e faça um bom planejamento financeiro.
Não esqueça do Plano de Negócios
Um dos pontos principais que irá colaborar com o futuro sucesso da sua empresa é criar um plano de negócios. Sua elaboração poupará tempo, dinheiro e segurança financeira. Nele, constará toda a estrutura da sua empresa e estratégias. Conheça suas principais etapas:
– Planejamento estratégico;
– Estudo do seu potencial cliente e o segmento de mercado que irá atuar;
– Plano operacional e financeiro;
– Plano de Marketing.
Chegou a hora de contratar um escritório de contabilidade
Agora você precisará do apoio de um contador para dar entrada no processo de abertura da empresa. Essa escolha também é muito importante, pois ele será seu maior aliado na organização do seu negócio e por manter tudo dentro da lei. Um bom contador auxiliará em todas as questões burocráticas e estará em contato direto com você para orientar e sempre buscar a melhor otimização contábil para sua nova empresa.
Ainda não tem um contador? Que tal agendar uma conversa sem compromisso com nossa equipe e tirar todas as dúvidas sobra a abertura de empresas? Nossos especialistas estão à sua disposição!
Comentários