Os 6 erros contábeis que mais prejudicam as empresas
Sabemos que a contabilidade é uma parte dos negócios ainda muito complexa para a maioria dos empreendedores. Além disso, os erros contábeis podem causar grandes problemas às empresas e afetar diretamente seu desenvolvimento.
Conheça a seguir os principais erros contábeis e como você pode evitá-los. Boa leitura!
1- Fazer os cálculos errados
Erros de digitação ao realizar os registros nos livros contábeis por falta de atenção e sem revisão são comuns e podem desencadear outros erros, mesmo utilizando sistemas financeiros automáticos. Isso pode gerar problemas maiores e mais difíceis de serem resolvidos
2- Deixar de utilizar os relatórios como ferramentas importantes para o negócio
Mais do que atender à normas fiscais, a contabilidade é uma maneira importante de trazer respostas à questionamentos que podem interferir na tomada de decisões estratégicas do empreendedor.
Assim, os relatórios tornam-se essenciais para avaliar a rentabilidade do negócio, contas a pagar e a receber, além de apontar onde podem estar os problemas, permitindo a elaboração de um plano para resolvê-los.
3- Não realizar o pagamento de tributos adequadamente
Com a alta carga tributária do Brasil, muitas vezes os pagamentos dos diversos impostos, taxas e outras contribuições são esquecidos ou quitados com atrasos. Isso pode gerar multas e até penalidades que podem resultar no encerramento das atividades da empresa.
4- Não implementar uma gestão de documentos eficaz
Mesmo com o avanço digital e a possibilidade do os documentos serem digitalizados, os arquivos em papel ainda possuem grande importância para ajudar a esclarecer erros ou incoerências. Dessa forma, eles precisam ser bem armazenados e organizados.
Além disso, a Receita Federal pode vir a solicitar alguns documentos para não considerarem as deduções erradas, o que pode resultar em alteração nos valores de impostos e geração de multas.
5- Misturar finanças pessoais com as finanças da empresa
Aqui está um dos erros contábeis mais comuns praticados pelos empreendedores: misturar as finanças particulares com as empresariais. Para manter as operações do negócio é imprescindível separar as finanças. Assim é possível identificar o que é utilizado na empresa ou para fins pessoas e, também, não há uma falsa impressão dos valores da companhia, o que poderia atrapalhar o crescimento sustentável.
6- Emitir notas fiscais de forma equivocada
Muitas vezes, a falta de conhecimento e experiência podem gerar muitos erros na emissão de notas fiscais eletrônicas e causar grandes prejuízos. Organizações que vendem produtos e prestam serviços em todo o país, por exemplo, podem estar desatualizadas quanto às especificidades das alíquotas e impostos de cada região.
Agora que você já sabe quais são os principais erros contábeis, é importante saber também que muitos deles podem ser evitados com o auxílio de um profissional contábil qualificado, facilitando a resolução rápido de eventuais problemas.
Fonte: Jornal Contábil
Comentários